
A rotina diária
A rotina diária
O dia está preparado para que as crianças possam movimentar-se livremente entre as diferentes áreas e todos os materiais estão ao dispor da sua imaginação! Os profissionais estão presentes a todo o momento para facilitar a experiência, incentivando as crianças a brincar livremente, bem como a participar em atividades de grupo (mediante os seus interesses), gerindo e apoiando quaisquer dificuldades que as mesmas encontrem.
Rotina pela qual nos guiamos:
9h00 - Acolhimento das crianças no portão
9h10 às 10h15 - Brincadeira e exploração livre no espaço previamente preparado
10h15 - Lanche da manhã, momento do conto, marcação de presenças e partilha de vivências
10h40 - Atividade/momento de grupo
11h15 - Arrumar, preparar mesa para o almoço
11h30 - Almoço
12h15 - Sesta/momento de descanso e/ou atividade em exploração livre ou direcionada (As crianças que já não dormem terão a possibilidade de continuar a sua brincadeira livre ou de participar em workshops de acordo com as suas sugestões, necessidades e interesses).
15h - Fim das atividades e Lanche
15h30 - Regresso às famílias, encontro no portão


Observações
A aventura começa a partir do parque de estacionamento, onde as crianças terão de percorrer um caminho de um minuto pela natureza até chegar ao espaço. Para apoiar este momento, haverá sempre um membro da equipa junto ao portão, às 9h00 e às 15h30, para acolher e entregar as crianças. Caso prefira, poderá acompanhar ou ir buscar a criança até ao espaço onde decorrem as atividades.
Todas as semanas, as crianças terão a oportunidade de visitar a horta e os animais da quintinha pedagógica vizinha.
Sempre que possível, e mediante os interesses do grupo, iremos passear e explorar os espaços envolventes.
A nossa abordagem em imagens, porque:
"uma imagem vale mais que mil palavras".
(Confúcio)

Encorajamos as crianças a ler. Seja pela interpretação de imagens ou pela conexão entre as letras e os sons. Oferecemos diferentes oportunidades para despertar a curiosidade e interesse pela leitura e interpretação de textos.

Porquê comprar algo, quando podemos ser n ós a fazer? Valorizamos a participação ativa, o envolvimento, os estímulos sensoriais e as conquistas individuais e de grupo.

Mais do que ver fazer, as nossas crianças aprendem e interiorizam fazendo. Valorizam o processo criativo, bem como os desafios e aprendizagens até chegar ao resultado pretendido.

Jogos de grupo ajudam a construir o sentimento de pertença. Desafiamo-nos, encorajamo-nos, apoiamo-nos e acima de tudo, divertimo-nos muito.

Proporcionamos oportunidades frequentes e variadas para as crianças construírem e aplicarem a compreensão dos números e conceitos matemáticos.

Dizem que não há mau tempo, só mau equipamento. Por isso preparamo-nos para todos os tipos de aventura.

Observamos, interagimos e respeitamos todos os seres-vivos. Procuramos conhecê-los melhor, as suas características e habitats.

Compreendemos que a criança precisa de tempo para descobrir e explorar os seus interesses. Proporcionamos oportunidades e respeitamos os tempos de concentração.

Guiamos as crianças no processo de compreensão sobre o mundo natural. Exploramos, observamos, cuidamos, compreendemos os ciclos da natureza e agradecemos as conquistas.

A exploração livre permite a criança seguir os seus interesses, livre das amarras dos adultos. Não temos medo que se sujem ou que nos sujem, estão envolvidos e felizes, bem como queremos.

A música está presente no nosso dia-a-dia, bem como os instrumentos musicais mais variados.

Os adultos acreditam no potencial de cada criança. Estão presentes de corpo e mente, atentos, disponíveis. Escolheram acolher a responsabilidade do seu papel enquanto adultos de referência. Transmitem disponibilidade, calma e segurança para as aprendizagens diárias e constantes.

Com a natureza como palco sensorial, enriquecemos a experiência com novas formas, texturas e cores.

A melhor mesa para a experiência de luz/sombra, onde o sol bate diretamente e os adultos e crianças aproveitam a luz natural para contornar variadas formas.

Proporcionamos oportunidades frequentes e variadas para as crianças construírem e aplicarem a compreensão das letras e sons na sua escrita. Uma abordagem que segue e encoraja os interesses das crianças.

O equipamento existe para ser utilizado. Poças e galochas costumam ser palco de muitas gargalhadas, daquelas boas que ficam na memória. A chuva não nos assusta, cria oportunidades para novas brincadeiras.

Plantar uma semente e observá-la a crescer desperta o interesse, conhecimento e paciência. Compreendemos que a natureza precisa do seu tempo, tal como nós, e, para tal, é preciso saber cuidar.

Sobem, descem, vão por um lado, experimentam pelo outro. Vão ganhando confiança, equilíbrio e determinação. É muito comum ver as crianças a apoiarem-se e desafiarem-se no exercício de escalada e descida de trenó.

Vivemos o momento, mas não desperdiçamos oportunidades para despertar o interesse para conteúdos importantes nas nossas aprendizagens e explorações.

Através de uma simples brincadeira na areia, podemos explorar conceitos como: encher, esvaziar, transferir, comunicar, sentir. É um espaço ideal de conexão para as crianças.

Que espaço mais indicado do que a natureza para conhecer e entender os ciclos dos seres vivos?

Não descuramos a importância de conhecer o espaço envolvente. Qualquer oportunidade para sair, caminhar, explorar e conhecer é boa, sobretudo no meio da natureza.

É tão bom fazer de conta... e tão importante! Desta forma, as crianças cultivam a sua imaginação e surpreendem-nos com a sua forma simples, doce e divertida de ver as coisas em seu redor.

Misturamos cores, elementos da natureza e imaginação e saem verdadeiras obras de arte! E a melhor parte, não estamos preocupados com o sujar ou pintar fora do sítio. Quanto menos condicionadas estão as crianças, maiores as criações.

Explorar exige tempo, compreender os porquês da natureza exige tempo e aqui, respeitamos o tempo da criança.

As crianças têm necessidade de mover e baloiçar o corpo e à medida que o fazem trabalham o corpo e os pontos de equilíbrio.

A lama é o melhor ingrediente para cozinhados saborosos. Arriscamos dizer que é uma das brincadeiras preferidas das crianças. Com vários utensílios e equipamentos à sua disposição, transformam-se em verdadeiros chefes de cozinha.

A par da horta, as árvores de fruto fazem parte da nossa envolvência. As crianças adoram apanhar os frutos e prová-los. Fruta fresca e livre de químicos estão presentes na nossa alimentação.

Temos uma pequena residente de quatro patas que as crianças adoram visitar e acariciar.

Entre os jogos de eleição das crianças, está o jogo das adivinhas. Através deste tipo de jogos, estimulamos a capacidade imaginativa, o conhecimento do vocabulário e a socialização.