
Uma criança precisa de:
✔️ Amor e respeito
✔️ Sentir-se segura
✔️ Aprender ao seu ritmo
✔️ Ser ouvida e compreendida
✔️ Oportunidades para brincar, aprender e gerir riscos
✔️ Socializar, pertencer a uma comunidade
✔️ Estímulos, desafios e limites
✔️ Mexer o corpo
✔️ Adultos presentes e dedicados
✔️ Contacto com a natureza e um ambiente sensorial
Com tanto que se sabe sobre Educação Infantil, as nossas atividades seguem uma abordagem holística, consensual entre pedagogos, que coloca a criança no centro da aprendizagem. Assim, focamo-nos em práticas educativas que honrem a criança como um ser humano completo desde a nascença.
Acreditamos que as crianças são resilientes e detêm uma grande capacidade de aprendizagem, uma vez compreendido o seu interesse, é possível alcançar maiores resultados.
Visão
✔️ Oferecer um ambiente educativo, focado no contacto com a natureza, num espaço onde as crianças se podem desenvolver de forma natural.
✔️ Oferecer oportunidades de brincadeira e exploração livres, onde as crianças, guiadas pelos seus interesses, se sintam envolvidas,
motivadas e agentes ativos da sua própria aprendizagem.
✔️ Proporcionar oportunidades para as crianças desenvolverem a sua comunicação, imaginação e competências cognitivas, pela interação com um meio ambiente multissensorial.
✔️ Construir a confiança das crianças, bem como a sua resiliência e capacidade de resolução de problemas de forma ativa.


Inspiração Forest School
Um ambiente em Forest School permite que as crianças tenham tempo e espaço para brincar, para se conectarem com a natureza, desenvolverem as suas aventuras, a sua perceção de risco e os seus limites. As crianças aprendem a usar a sua iniciativa e imaginação, a respeitar o ambiente, a resolver problemas.
Usamos um equilíbrio de provocações, planeamento flexível, brincadeiras livres e explorações sensoriais, em ambientes naturais para apoiar o desenvolvimento de todas as crianças e inspirar uma aprendizagem relevante e significativa.
O impacto que tem a longo termo, resulta em crianças e jovens que sentem prazer em estar ao ar livre, que se aventuram, que arriscam, que aprendem a cooperar, a negociar, a comprometer-se e a assumir responsabilidades, que são confiantes e que exploram a sua
imaginação.
Descubra mais em: https://forestschools.com/forest-schools-research/
Inspiração Montessori
O método Montessori é caracterizado pelo foco na autonomia, na liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Relembra-nos como a criança tem uma enorme capacidade de escolha e controlo sobre os seus interesses e como a sua independência deve ser encorajada de forma a construir confiança. Nesta abordagem, os materiais permitem uma grande possibilidade de criações, que são ditadas pela criança e onde o adulto está presente para acompanhar e aconselhar sem para isso impor o que deve ser aprendido. Na construção de autonomia promovemos oportunidades para que a criança possa aplicar as aprendizagens sobre a vida prática, fazendo a ponte entre a comunidade de aprendizagem e a casa.


Inspiração Waldorf
A pedagogia Waldorf procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico das crianças. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis.
Waldorf inspira-nos a parar, meditar e agradecer sobre as coisas mais simples. O sentir é estimulado na constante abordagem artística e nas atividades artesanais. No contexto pré-escolar, o pensar é cultivado e a imaginação incentivada, principalmente por meio de contos, lendas e mitos. Trata-se de uma abordagem que incentiva e encoraja a criatividade e a imaginação, como base para um pensamento livre e autónomo. Uma das características marcantes da pedagogia Waldorf é o fato de não se exigir, da criança, o cultivo precoce do pensamento abstrato.